Festival do Atlântico
Na sua primeira edição, o Festival do Atlântico, iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, pretende ser um evento de animação e cultura, ao aliar o Festival de Música da Madeira a um Concurso de Pirotecnia entre vários países: Portugal, Espanha, Itália e Japão. Decorrerá durante todo o mês de Junho, englobando actuações de diversas orquestras e artistas a solo nas noites de Sábados e Domingos, animação de rua e demonstrações de fogo de artifício que terão lugar aos Domingos à noite. Os eventos musicais ocorrerão predominantemente no Teatro Municipal Baltazar Dias e na Sé Catedral do Funchal. No final de cada semana um dos países participantes fará o seu espectáculo de demonstração pirotécnico, o qual será avaliado por um júri de modo a seleccionar o vencedor. Festa da Cereja
Tem lugar no Jardim da Serra visto ser o local onde, por excelência, existe maior produção deste fruto na Madeira. Volta a Madeira em Automoveis Classicos Organizada pelo Clube Sport Madeira, esta prova anual conta este ano com a participação de cerca de 60 automóveis, alguns deles exemplares únicos. O automóvel participante mais antigo é de 1928. Volta à Ilha do Porto Santo em Bicicleta É uma prova organizada pela Associação de Desportos da Madeira e conta com a presença de cerca de 40 participantes. Festa dos Altares de São João Festa popular do Concelho do Funchal, que tem lugar nas ruas da Figueira Preta, Travessa dos Reis e Largo do Carmo. Nestas ruas, na última semana do mês de Junho pode-se apreciar um “despique criativo”, de altares madeirenses, o qual ocorre entre os diversos comerciantes da zona. Esta festa tem toda a envolvência de um arraial típico madeirense. Festas de São João no Porto Santo As festas de São João marcam o início das festividades de verão nesta ilha. Inúmeras actividades de âmbito sociocultural, das quais se destacam as tradicionais “marchas populares” na noite do dia 23 de Junho, fazem parte destas comemorações.
Festa de São Pedro Embora não seja muito conhecida pelas suas actividades piscatórias, o concelho da Ribeira Brava costuma comemorar o São Pedro com grande pompa e circunstância. A vila é ornamentada com flores de papel e outros enfeites característicos. Come-se espetada na praia e passeia-se de barco. Durante toda a noite é possível observar vários barcos engalanados, que trazem passageiros até à Ribeira Brava.
Tosquias
Perdendo a sua tradição nos tempos, as tosquias são actualmente um fenómeno social de certo impacto. As tosquias constituem uma ocasião para o encontro geral entre os diversos criadores de gado. Para os curiosos, que ocorrem em grande número a estas demonstrações, é também uma época exclusiva do ano para poderem tomar contacto ao vivo com a realidade das serras. Os mais afoitos podem mesmo participar. São diversos os locais onde esta prática é exercida, durante o mês de Junho. No entanto, a maior Tosquia é realizada no Paul da Serra.
|