Associação Encontros na Eira

Associação Encontros na Eira

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Estatísticas

Membros : 10
Conteúdo : 67
Favoritos web : 12
Visualizações de conteúdos : 16977
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1514
mod_vvisit_counterOntem3454
mod_vvisit_counterEsta Semana11757
mod_vvisit_counterNa Semana Passada24454
mod_vvisit_counterEste Mês44660
mod_vvisit_counterNo Mês Passado99693
mod_vvisit_counterTodos os Dias410421

Em linha

Temos 27 visitantes em linha
Plano Anual de Activiades da Associação Cultural Encontros da Eira
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 14 Março 2010 01:51

No âmbito das suas competências a Associação Cultural Encontros da Eira (A.C.E.E.) pretende no decorrer do ano 2010 levar a efeito uma série de actividades que a seguir se enumeram:

1-FORMAÇÃO
1.1-A Tocar e a Cantar Instrumentos e Cantigas Tradicionais da Madeira
Vamos dar continuidade, dentro das nossas possibilidades, à formação: “A Tocar e a Cantar Instrumentos e Cantigas Tradicionais da Madeira”.
Este tipo de formação destina-se essencialmente a crianças dos 6 aos 14 anos. No entanto pessoas de outras idades, caso o pretendam também o podem frequentar. A mesma decorrerá no Funchal e na Camacha.

1.2-Iniciação/Aperfeiçoamento em Guitarra Portuguesa
Em boa hora a A.C.E.E. deu início à formação em Guitarra Portuguesa. Face à pertinência da iniciativa, vamos continuar a levar a efeito este tipo de formação, sabendo da importância que a mesma tem para a continuidade das práticas musicais no tão característico fado e não só.

2-CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO COM O GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA
2.1-“Vamos Cantar os Reis” é uma actividade que em boa hora apresentámos proposta à Direcção Regional de Turismo, para apoio à realização da mesma.
Temos merecido parecer favorável daquela Direcção Regional, constituindo este evento não só um grande espectáculo musical, versando sobre as tradições em questão, bem como o encerrar com chave de ouro os Festejos de Natal e Fim de Ano na R.A.M.
Assim e tendo sido já apresentada proposta aquela Direcção Regional, pretendemos levar a efeito na noite de 5 para 6 de Janeiro de 2010, no Auditório do Jardim Municipal a partir das 21h30 o espectáculo “Vamos Cantar os Reis”, cuja produção/realização é da inteira responsabilidade da nossa associação.

3-RAÍZES INTEMPORAIS
A A.C.E.E., vai candidatar-se a um apoio comunitário para levar a efeito um projecto denominado “Raízes Intemporais”.
O mesmo prevê a realização de várias acções nomeadamente:
-Recolhas com registo em áudio, vídeo e em fotografia de:
*Cânticos e cantigas;
*Trajes;
*Motivos e cenografia.
-Gravação em CD e DVD das recolhas efectuadas.
-Edição em Livro, CD e DVD das recolhas efectuadas.
-Arranjos musicais, sobre algumas das recolhas efectuadas.
-Gravação em CD e DVD dos arranjos realizados sobre as recolhas efectuadas.
-Edição em Livro, CD e DVD dos arranjos realizados sobre as recolhas efectuadas.
-Realização de Seminários e Workshops sobre esta temática.
-Criação de uma plataforma tecnológica de armazenamento, gestão e difusão de informação, com a utilização integral das potencialidades de Internet.
-Divulgação dos conteúdos e das actividades nos mais diversos suportes informativos.
-Espectáculos finais (3) envolvendo: informantes e grupos etnomusicais.

 

Versando as mesmas sobre as seguintes temáticas:
a)-Tradições profanas e religiosas do Natal do Arquipélago da Madeira.
b)-Tradições profanas e religiosas do Cantar dos Reis do Arquipélago da Madeira.
c)-Tradições profanas e religiosas do Espírito Santo do Arquipélago da Madeira.
d)-Iniciação aos instrumentos tradicionais do Arquipélago da Madeira.
e)-Iniciação ao restauro e construção de instrumentos tradicionais do Arquipélago da Madeira.
f)-Tradições Bandolinísticas e de Orquestras de Palheta do Arquipélago da Madeira até ao ano de 1890 a 1974.
g)-Jogos Cantados Popularizados no Arquipélago da Madeira.
h)-Livro histórico sobre a vida da Associação Cultural Encontros da Eira.
i)-Montagem e apetrechamento de uma oficina de construção restauro de instrumentos tradicionais da Madeira.
j)-Comercialização de artigos/produtos etnográficos da Madeira.
l)-Criação de uma plataforma de armazenamento, gestão e difusão de informação, com a utilização integral das potencialidades da Internet.

Dependendo do programa comunitário que o apoiar este projecto, o mesmo poderá vir a ser denominado “Raízes Intemporais da Macaronésia” – RIMAC, sendo extensivo aos Açores e a Canárias.

4-13º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENCONTROS DA EIRA
A Associação Cultural e o grupo de música tradicional “Encontros da Eira”, comemoram 13 anos de existência no dia 21 de Março de 2010.
Assim a associação pretende levar a efeito pela ocasião da passagem de mais um aniversário, algumas actividades, entre as quais destacamos as seguintes:

a)-Concerto de 13º aniversário a realizar em local a indicar.
b)-Almoço ou jantar convívio da Associação Encontros da Eira, a realizar em dia, local e hora a anunciar.
c)-Ao longo do mês, prevemos a participação em alguns programas de Rádio e TV.

5-PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ (M.S.C.)
A nossa Associação pretende que a exemplo do sucedido este ano que o Município de Santa Cruz, assine connosco um Protocolo de Cooperação Cultural.

6-RECOLHAS
A “Associação Cultural Encontros da Eira” tem a consciência que as recolhas de temas musicais são de extrema importância para a continuidade do trabalho que vem fazendo em prol da música tradicional da nossa terra.

*Em execução:
Dando continuidade ao trabalho de campo realizado em 2007; 2008 e 2009 prevemos que ao longo do ano e pelas visitas do Espírito Santo 2010, voltemos à recolha de Tocares e Cantares das Saloias, nas mais diversas paróquias da Região Autónoma da Madeira.
*Autorizado e aguarda disponibilidade para que se dê início aos trabalhos:
Estamos autorizados pela Secretaria Regional de Assuntos Sociais para irmos a todos os Lares e Centros de Dia da sua dependência, afim recolhermos junto dos utentes daquelas instituições temas da nossa tradição oral e instrumental.
Aguardamos disponibilidade dos elementos que eventualmente colaboram nesta actividade e/ou outros para darmos início a mais esta acção de recolha com pertinência adequada aos objectivos que movem esta associação.

Naturalmente que para além destas, prevemos fazer outras já identificadas ou não.

7-REEDIÇÃO DE CD
A A.C.E.E. julga vir a ser necessário a reedição do CD “Instrumentais d’Outrora VIª – edição ” no decorrer do próximo ano.

8-RECOLHAS DE IMAGENS PARA DVD
A A.C.E.E. tem prevista a edição de um DVD para 2010/2011, fazendo uma resenha da sua história e do grupo que a mesma encerra.
Assim continuaremos no decorrer do próximo ano, pelos mais diversificados pontos da RAM, a recolher as imagens necessárias à concessão do mesmo, que foi adjudicado à empresa Eduardo Costa Produções, por ter apresentado a proposta mais vantajosa para a nossa Associação.

9-ARRANJOS MUSICAIS
Naturalmente que é nossa pretensão dar um tratamento/preservação (roupagem) aos temas recolhidas. Para essa função contamos com a disponibilidade de alguns dos elementos do grupo, bem como ainda de alguns músicos amigos.

10-DESLOCAÇÕES AO EXTERIOR
Sempre que convidada e desde que existam condições adequadas, a associação não destoa a hipótese de se fazer deslocar com o grupo que lhe é afecto.

11-CONCERTOS DO GRUPO “ENCONTROS DA EIRA”
Ao longodo próximo ano, o grupo “Encontros da Eira” estará disponível para vários concertos na Região Autónoma da Madeira, desde que solicitado em tempo e estejam reunidas as condições para a sua realização.

12-PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TV E RÁDIO
Sempre que solicitados mostramo-nos disponíveis para dentro das nossas possibilidades participar em entrevistas, debates, seminários ou outros, nos mais diversos programas televisivos e radiofónicos.

13-VISITAS ÀS ESCOLAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES
A Associação tem satisfeito algumas pretensões de escolas e outras instituições, fazendo-se deslocar para palestras sobre instrumentos e cantigas tradicionais.
Mostramo-nos disponíveis para sempre que possível apoiar esta actividade divulgativa das nossas tradições principalmente junto ao público mais jovem.

14-VENDA DE CD’S
A venda dos cd’s editados por esta associação é sem margem para dúvidas a principal fonte de subsistência desta instituição.
Vamos continuar a trabalhar para os que os CD’s editados pela nossa Associação continuem a ser a nossa melhor fonte receitas.

 

15- MANUTENÇÃO DO SITE
Como é sabido a A.C.E.E. tem uma página na Internet.
Esta tem sido sem dúvida um excelente veículo divulgativo das actividades da mesma e do grupo Encontros da Eira. Continuaremos, sempre que se justifique a fazer a actualização/manutenção da mesma.

16-ESTÁGIO PROFISSIONAL
A Direcção da A.C.E.E. está a equacionar a hipótese de a partir da Janeiro 2010 candidatar-se a um estágio profissional à DRRH, para apoiar as tarefas administrativas da associação.

17-OUTRAS DESPESAS
Os consumíveis (papel; papel timbrado; envelopes; cartões de visita; fotocópias; folhetos informativos/divulgativos; livros; revistas; material audiovisual; portes de correios e outros consumíveis), são também uma das despesas correntes sempre necessárias ao bom desempenho de qualquer actividade.

18-PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES A REALIZAR PELA CASA DO POVO DA CAMACHA
A exemplo de anos anteriores, as actividades que prevemos participar, no decorrer do próximo ano e cuja realização é da responsabilidade da Casa do Povo da Camacha são: Festival de Arte Camachense, e Auto de Natal.

19-OUTRAS ACTIVIDADES
Se assim o justificar poderão acontecer ainda algumas actividades aqui não programadas, mas se as mesmas estiverem no âmbito das nossas competências a associação não deixará de apoiar e/ou organizar.

Camacha, 2009/11/19
A Direcção da Associação

Actualizado em Segunda, 15 Março 2010 19:21
 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack